8 dicas para abrir um negócio do zero

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quer abrir um negócio do zero, mas está com pouco dinheiro? Muitas pessoas pensam em iniciar um empreendimento, mas para que essa seja uma ação de sucesso, é preciso que o futuro empresário saiba e acredite que é possível dar esse passo.

Separamos dicas para abrir um negócio de forma planejada e organizada.

8 ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Existe uma gama de negócios para você abrir com pouco dinheiro, veja algumas sugestões:

– Artesanato;

– Refeições e doces por encomenda;

– E-commerce de nicho;

– Aulas e cursos online;

– Mercado infantil (kits de brinquedos, jogos, parquinho para dentro de casa, etc);

– Reparos domésticos;

– Brechó digital;

– Franquia de Vending Machines da CasaGroup.

Ideia própria x franquia

Começar um negócio do zero envolve desafios. O sucesso é possível quando o empreendedor tem responsabilidade e dedicação, mas os riscos não podem ser ignorados.

Uma opção para quem quer direcionar seus investimentos com mais segurança é o mercado de franquias.

Sendo um franqueado, o empreendedor adentra o mercado contando com o respaldo de uma marca já conhecida e respeitada. Além disso, o marketing bem estruturado e os aperfeiçoamentos oferecidos para a equipe de colaboradores figuram entre as vantagens desse modelo.

8 dicas para abrir um negócio do zero

  1. Faça o plano de negócios

O processo se torna mais fácil quando você pesquisa bastante, faz boas leituras sobre o assunto, conta com softwares ou com a própria franqueadora, se for esse o caso.

Traçar um plano significa definir onde sua empresa almeja chegar e por qual caminho seguirá para realizar as metas.

  1. Pesquise seu público

O plano de negócios da empresa está alinhado ao conhecimento do público-alvo ao qual sua marca servirá. Isso ajuda a escolher o melhor ponto da cidade para montar a loja e a montar estratégias de marketing.

Para conhecer o público-alvo, vá a campo com pesquisas e peça para as pessoas daquela localidade responderem a questões que contribuam para desmistificá-lo.

  1. Invista em marketing

O marketing não serve apenas para divulgar seus produtos depois que a loja já está operando. Ele também é responsável por agregar novos clientes para conhecer seu negócio.

  1. Aposte no diferencial competitivo e compreenda o mercado

O diferencial competitivo de uma marca é aquilo que a diferencia das concorrentes.

O que faz o consumidor pagar mais caro em um produto de uma marca conhecida, mesmo diante de uma opção mais barata e de qualidades semelhantes a do primeiro produto? A resposta é o valor.

Agregar valor deve ser o objetivo da sua organização desde a abertura.

  1. Controle os processos

Reunir dados e manter registros de nada adianta se o gestor não os utiliza na sua função. Não deixe de avaliar o desempenho da sua equipe de colaboradores e mensurar o sucesso de cada estratégia aplicada.

  1. Faça parcerias estratégicas

A sociedade é uma alternativa comum e bastante utilizada. Geralmente, uma pessoa entra com o recurso e outra com a ideia ou a execução do projeto.

Saiba escolher bem seus sócios ou os parceiros do seu negócio.

  1. Defina seus produtos ou serviços

Para que uma empresa tenha sucesso, é preciso oferecer aquilo que realmente possa resolver os problemas dos consumidores. Então, pense em como você pode fazer isso e quais são os benefícios do seu produto ou serviço.

  1. Conheça as questões burocráticas

Não dá para começar um negócio sem conhecer os aspectos legais que regem o comércio e a publicidade, seja em sua cidade, seja na internet.

Passos para ser um empreendedor de sucesso

  1. Desenvolvimento pessoal das habilidades e conhecimento da área

Além de gostar do que faz e ter algum nível de habilidade, é importante também ter conhecimento sobre a área e serviço que você pretende oferecer. Conhecimento nunca é demais, e vale a pena especializar-se em qualquer situação.

  1. Planejamento e investimento financeiro

O planejamento financeiro é a organização das finanças que possibilita o uso de recursos para o alcance dos seus objetivos.

Com ele, é mais provável utilizar seu orçamento para reais necessidades a partir da prevenção contra gastos desnecessários causados pela visualização de todas as despesas, como:

Analisar gastos e despesas;

Estipular metas;

Usar planilhas;

Comparar preço de mercadorias;

Definir nichos de mercado.

  1. Olhe para o marketing

Com o advento da tecnologia, é cada vez mais fácil divulgar produtos e serviços online a partir de um orçamento bastante reduzido. Por isso, invista em marketing, aposte nas redes sociais e aproxime-se de seus clientes.

  1. Faça networking

Manter uma rede de contatos é essencial para qualquer pessoa. Acionar o networking pode ser decisivo neste processo e tem grande potencial de ajudar você a fomentar parcerias e conquistar clientes.

  1. Faça mentorias e se conecte com pessoas

Para quem empreende, contar com o auxílio de um mentor é extremamente importante, uma vez que esses profissionais trabalham principalmente com o pensamento estratégico.

Pensar estrategicamente é trazer para o presente a visão de futuro. Com isso, você se prepara melhor e se conecta com pessoas experientes para lidar inclusive com os riscos que poderão afetar o negócio.

  1. Validação da ideia

O objetivo da validação é o aprendizado em relação a sua hipótese. O processo de validação consiste em:

– Ter uma ideia;

– Definir as variáveis;

– Realizar o teste;

– Analisar o aprendizado.

  1. Burocracia

É preciso cuidar da parte burocrática e isso demonstra que a ideia saiu do papel e se tornou realidade. É preciso ficar atento à documentação necessária conforme o negócio escolhido, para evitar empecilhos com a empresa.

  1. Legalização do negócio

Formalizar o empreendimento pode ser vital para seu sucesso e existem diversos tipos de empresa no Brasil.

São grandes as vantagens da formalização, tais como: ter um CNPJ, autorização para participar de processos de licitação, alvará de funcionamento, acesso a financiamentos bancários, benefícios sociais e emissão de nota fiscal.

Organização e planejamento para resultados lucrativos

Abrir um negócio não é uma tarefa simples, mas pode ser mais fácil se você seguir nossas dicas para abrir um negócio e estudar sobre o assunto, analisar o mercado, encontrar o público ideal e ainda fazer isso de forma regularizada para evitar multas.

Tenha paciência, persistência e dê passos de forma segura para ter um planejamento organizado que retornará com lucros e vendas

Veja mais

Sem categoria

ABF Franchising Expo 2022

Começou! A maior feira de franquias do mundo deu início nessa terça-feira (21/06) e segue até sábado (25/06) com mais de 400 marcas nesses 4

Tenha um negócio que vende automaticamente por você todos os dias!