Como abrir uma franquia? Saiba por onde começar.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A perda de emprego, por conta da pandemia do novo Corona Vírus, levou milhares de brasileiros para o empreendedorismo. O número de empresas abertas este ano foi o maior da série histórica, e uma das razões apontadas para isso é justamente o desemprego. O setor de franquias, e principalmente das micro franquias (também conhecidas como franquias baratas), foi um dos que recebeu novos empreendedores com esse perfil.

Quer investir em franquias e não sabe por onde começar? Nós vamos te dar dicas de como entrar neste universo.

  • Escolha a área de atuação.

Primeiramente, a ação de escolha e definição do seu ramo de atuação são os passos mais importantes para o seu investimento. É preciso ter afinidade com o que vai realizar, além de estudar se o negócio é compatível com o momento atual.

Não adianta apenas imaginar o que vai ser mais atrativo financeiramente, mas o que vai lhe trazer certo prazer em atuar. O seu desempenho vai depender inclusive do seu grau de satisfação com o que irá fazer.

  • Faça um planejamento financeiro.

Nesse momento, é provável que você já deva ter realizado uma análise financeira de suas condições para investir.

Não deixe de estudar a sua situação financeira. Isso é importante para não correr riscos com o investimento. Caso não tenha isso em mente, as chances de o empreendimento não dar certo serão maiores.

  • Entre em contato com as Franqueadoras.

Feita a pesquisa sobre o seu modelo ideal de negócio e as condições financeiras possíveis para iniciá-lo, chega o momento de entrar em contato com a franqueadora.

Assim, o primeiro passo é fazer um cadastro no site da franqueadora escolhida e aguardar por um retorno. A marca irá avaliar o seu perfil e entrar em contato para uma conversa sobre as suas intenções e condições de investimento no negócio.

Essa conversa é essencial para que a franqueadora conheça bem o seu perfil. Ao mesmo tempo, é a sua oportunidade para conhecer melhor a franqueadora e tirar todas as dúvidas.

  • Estude a oferta de Franquia.

A partir dessa primeira conversa, estando ambas as partes alinhadas, a franqueadora irá enviar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento contém todas as informações sobre o empreendimento.

 Esse documento é de extrema importância para a sua entrada no negócio. A COF apresenta valores de investimento, taxas, previsão de faturamento, prazo de retorno. No documento também constam todas as características da franquia, direitos e deveres do franqueado e da franqueadora. O objetivo da COF é que todas as suas dúvidas relativas à franquia sejam esclarecidas e informadas antes da assinatura do contrato.

  • Pesquise sobre as demais unidades da Franquia

Uma outra ação que auxilia na tomada de decisão é entrar em contato com os franqueados da rede. Na COF, estão presentes informações de contato dos atuais.

 Com isso, você poderá marcar uma conversa com alguns deles para saber como é a relação com a franqueadora, se os suportes e treinamentos prometidos são oferecidos de fato, como é o dia a dia de operação da unidade e etc.

A partir dessa conversa, você terá uma noção ainda mais real sobre o investimento que está prestes a adquirir. É também uma oportunidade de avaliar se a rede e o modelo de negócio escolhido são realmente ideais para o seu perfil.

Gostou das dicas?! Temos diversas opções de franquias com investimento baixo para você se tornar dono do seu próprio negócio, podendo começar a operação com apenas uma máquina. Quer saber mais? Entre em contato e faça parte do mundo Vending Machines!

Veja mais

Sem categoria

ABF Franchising Expo 2022

Começou! A maior feira de franquias do mundo deu início nessa terça-feira (21/06) e segue até sábado (25/06) com mais de 400 marcas nesses 4

Tenha um negócio que vende automaticamente por você todos os dias!