Como investir dinheiro de maneira segura?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como investir dinheiro? Essa pergunta costuma ser uma das primeiras para quem busca um planejamento financeiro pessoal. Economizar é a melhor forma de garantir sua segurança e contar com o rendimento desse dinheiro ajuda ainda mais.

Um dos fatores mais importantes é garantir uma reserva de emergência, que esteja guardada com segurança e acessível para qualquer problema. Outro fator que é necessário se pensar, é a rentabilidade desse dinheiro.

Como investir dinheiro sem abrir mão da segurança?

Existem inúmeros tipos de investimentos disponíveis no mercado. O mais importante é saber que cada um deles é adequado a um objetivo e perfil do investidor. Para começar, o investidor precisa conhecer as modalidades existentes e descobrir qual é o seu perfil e definir os seus objetivos.

Confira abaixo seis dicas práticas para iniciar agora!

1) Defina suas metas e objetivos de forma clara.

Conheça os mais comuns para servir de inspiração:

– Comprar o primeiro imóvel;

– Viajar;

– Investir em cursos de formação profissional;

– Comprar um carro;

– Trocar de casa.

2) Descubra qual é o seu perfil de investidor.

Veja os principais abaixo:

– Conservador: prefere priorizar riscos menores e uma rentabilidade previsível;

– Moderador: prefere correr um pouco mais de riscos em troca de retornos maiores;

– Agressivo: está disposto a correr mais riscos, em troca de ganhos que podem ser muito maiores em menos tempo.

3) Investimento para iniciantes.

 Confira algumas dicas:

– Inscreva-se em cursos sobre o tema;

– Participe de palestras e workshops de finanças;

– Leia livros e revistas que falem sobre o assunto.

Conheça as formas de investimento financeiro

CDI: É uma taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimentos financeiros. Portanto, entender quanto rende o CDI é importante na hora de escolher o melhor lugar para deixar o seu dinheiro rendendo.

CDB: De forma simples, você empresta seu dinheiro para o banco, que emite o documento e pode ser uma ótima opção de investimento para quem está começando a aprender a investir.

Para resgatar o investimento CDB sem perdas financeiras, é preciso aguardar seu vencimento. Além disso, o produto também está sujeito ao Imposto de Renda.

Tesouro Direto: Apresenta uma rentabilidade maior do que a caderneta de poupança e é outra alternativa para quem quer investir de forma segura.

Ao comprar títulos públicos, você empresta dinheiro ao governo federal, que utiliza esses recursos para pagar dívidas e realizar investimentos.

Por ser considerada uma opção de baixíssimo risco. Há três tipos de título no Tesouro:

– Tesouro Selic: é um pós-fixado, que pagará a taxa de juros Selic referente ao dia de seu vencimento. Costuma ser ideal para projetos financeiros de curto prazo;

– Tesouro Prefixado: a taxa de juros do rendimento do título é determinada no momento da compra do título, com ou sem pagamentos semestrais;

– Tesouro IPCA: este título paga ao investidor um juros fixo mais a variação da inflação medida pelo IPCA. Pode ter ou não pagamentos semestrais.

Também estão sujeitos à tributação do Imposto de Renda. Agora, caso você queira recuperar o dinheiro, é possível vender os títulos antes do vencimento sem prejuízos. Saiba, contudo, que o mais indicado é guardar os títulos até o final.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento funcionam como uma associação de pessoas para fazer um investimento. Eles são gerenciados por um profissional, o gestor do fundo. Os investidores compram cotas desse investimento e, assim, passam a fazer parte desse fundo.

Um ponto importante para estar atento é a taxa de administração, que pode comprometer boa parte da rentabilidade. Existem diversas opções de fundos de investimento, as mais indicadas para quem procura guardar dinheiro com segurança são as de renda fixa.

Previdência Privada

A previdência privada pode ser uma boa opção para quem pretende guardar dinheiro pensando em longo prazo. Existem dois tipos, que diferem na declaração de Imposto de Renda. Ambas consideradas de baixo risco.

No PGBL, a incidência do Imposto de Renda ocorre em sua totalidade no momento do resgate, o que torna a opção mais interessante para quem faz a declaração completa do IR.

Agora o VGBL, por sua vez, é mais vantajoso para quem utiliza o modelo simplificado, já que o imposto incide apenas sobre o rendimento. Essa escolha deve levar em conta o impacto da taxa de administração sobre a rentabilidade.

Mercado de ações

Investir no mercado de ações é uma forma de aplicação do seu dinheiro mais arriscada, já que envolve oscilações. Comprar uma ação significa, de forma simples, ser sócio de uma empresa. Então pense bem: você só investiria em uma companhia se estivesse muito seguro de que ela está indo bem e deve se manter assim. É por isso que as ações são consideradas um investimento de longo prazo.

Seja disciplinado com a economia de dinheiro

Depois de entender seus objetivos e definir sua estratégia de investimento, é importante ter disciplina para guardar dinheiro e poder investi-lo.

Tenha paciência para ver os resultados

Outra dica é evitar trocar de estratégia para os seus investimentos com muita frequência. Isso pode comprometer a sua rentabilidade futura. Tenha paciência!

Aprender como investir dinheiro exige dedicação para adquirir o máximo de conhecimento possível, mas não precisa ser difícil. Procure por alternativas que facilitem sua vida financeira e ofereçam a segurança que você busca.

A Renda de Aluguel da CasaGroup é uma opção de investimento seguro, simples e com renda mensal.  Você compra quantas máquinas quiser com a gente, instalamos e cuidamos de toda a operação, a gente escolhe o mix de produtos ideal para cada ponto de venda e vai repondo sempre que necessário. Você recebe um aluguel mensal por isso e ao final do período você pode renovar ou recompramos sua máquina.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Veja mais

Sem categoria

ABF Franchising Expo 2022

Começou! A maior feira de franquias do mundo deu início nessa terça-feira (21/06) e segue até sábado (25/06) com mais de 400 marcas nesses 4

Tenha um negócio que vende automaticamente por você todos os dias!