BLOG

9 outubro 2021

O que é renda passiva?

Fazer o dinheiro trabalhar por você e alcançar a independência financeira são os desejos de muita gente. Porém, muitas vezes estas metas são tidas como inalcançáveis complicadas e só para quem já tem muito dinheiro. É neste contexto que entra a renda passiva, ela ajuda a chegar mais perto destes objetivos. Afinal, quem não deseja ganhar dinheiro a qualquer momento sem precisar trabalhar de forma ativa?

A renda passiva nada mais é que uma renda que não depende diretamente da pessoa para o valor cair em conta. Ou seja, ela acontece quando não são necessários esforços físicos ou intelectuais todos os meses ou de tempo em tempo para que se tenha um retorno financeiro. Trata-se de uma renda garantida sem precisar trabalhar ativamente para recebê-la.

Ela também não depende e não deve se prender a momentos específicos, além de ser importante para o futuro financeiro da pessoa, já que permite evitar que se corram riscos em cenários em longo prazo, que podem acabar sendo imprevisíveis.

Por isso, alcançar a renda passiva pode exigir muito trabalho, por um grande período de tempo, para que ela possa ser construída.

Assim, quando a pessoa quer alcançar a renda passiva, ela precisa ter foco em longo prazo. No curto prazo acaba sendo um pouco mais difícil, pois será necessário ter um capital já investido. Agora quando se fala em longo prazo, é possível ter tempo para se preparar até a renda passiva começar a chegar.

Podemos classificar as fontes de renda passiva em duas categorias: com capital e sem capital. Por isso, é fundamental considerar uma estratégia que leve em conta o tempo de trabalho e os riscos da atividade.

Com capital é quando demanda um investimento inicial de determinado valor para fazer o dinheiro crescer e virar renda passiva, ou seja, quando você faz o uso do seu dinheiro para conseguir obter novas receitas. Por exemplo: salário, o recebimento de uma herança ou um dinheiro que a pessoa conseguiu acumular no decorrer da vida.

Já no caso sem capital é quando não é necessário fazer nenhum tipo de investimento e se recebe renda por outros meios. Por exemplo: direito de imagens, royalties ou fazer parte de alguma sociedade e que, não necessariamente, tenha empregado recursos financeiros para o valor se tornar renda passiva.

Você sabe quais são as vantagens de investir na renda passiva?

A renda passiva é um ícone de liberdade e tranquilidade financeira. Uma grande vantagem dela é poder viver a vida do jeito que a pessoa deseja.

Muitas pessoas projetam ou chegam a um determinado momento da vida em que querem diminuir a carga de trabalho ou até parar de trabalhar. Para quem faz essas projeções, a renda passiva é uma grande aliada para que seja possível continuar conduzindo a vida, pagando contas e tendo dinheiro para o lazer sem precisar trabalhar.

Neste cenário, poder se aposentar antes do tempo é mais uma vantagem que renda passiva permite. E, quanto mais tempo e esforço se tem na geração dela, mais rápido a renda passiva vai acontecer.

Está procurando um negócio para ter uma renda passiva? Conheça como funciona o modelo de renda de aluguel da CasaGroup! Ao adquirir uma ou mais máquinas você entrega a administração do negócio para a equipe da CasaGroup dos Estados Unidos e recebe mensalmente o aluguel em dólar. Entre em contato para mais informações!